Brasil 200!

No último 07 de setembro de 2022 o Brasil completou 200 anos do “grito do Ipiranga”, 200 anos de “independência ou morte”, 200 anos de liberdade! Uma data marcada por muitas celebrações de um povo ainda tímido e assombrado pelos 320 tantos anos sob o domínio de Portugal. Somos uma nação grande e poderosa de um povo valente e guerreiro, mas ainda nos falta o vedadeiro sentido do “sol da liberdade” pleno. Somos uma nação que caminha assombrada com ditadura passada tentando não largar as asas da liberdade e do progresso tão almejadas.

Nesses 200 anos o Brasil mudou e deu muitos saltos, mas a impressão que paira no ar de cada quanto do imenso país é que estamos numa montanha russa de incertezas e luzes apagadas. Somos um pais de muita gente jovem sem esperanças, de crianças sem uma Escola e um Parque de diversão, de idosos sem um lugar para descançar das lutas, de uma sensação de falta da boa gestão política, justiça reta, saúde, segurança e alimentação. A prosperidade tão sonhada é cada vez mais nebulosa e distante. As vozes dos brasileiros não se harmonizam numa só nota. Somos uma nação dividida politicamente onde de um lado estão os que torcem para o bem e outros que torcem para que esse “bem” nunca chegue. Somos cheios de ideologias que só nos dividem ainda mais e não nos fazem sair do canto para outro que não seja aquele onde “nossa verdade” se sobresai a do outros. Nos tem faltado patriotismo, coletividade e senso comum e sobrado divisonismos e partidarismos.

Não somos muito solidários à fome do próximo, mas preferímos jogar o leite fora quando não conseguimos lucro satisfatório e preferimos à pobreza à riqueza da nação quando criticamos os que produzem com muito suor e trabalho. Somos mesquinhos com nossas riquezas naturais. Se bem soubessemos o quanto somos ricos, muitos países não seriam pários para nós!

O Brasil “gigante pela própria natureza” precisa achar seu lugar no mundo que seja de mais prosperidade e harmonia. Somos uma nação amiga e querida por muitos outros povos por nosso futebol, carnaval, florestas tropicais, serrado, belas prais, gente feliz e bonita, clima tropical e terra abençoada por Deus. Temos tudo para dar certo!

Foto por Willian Luiz em Pexels.com

Que venham outros 200 anos de muito trabalho e prosperidade. Quem venham tempos de alegria e paz. Quem venham dias de glórias para “pátria amada Brasil”.

Sou brasileiro e nordestino com muito amor. Amo essa terra abençoada “essa terra do Brasil” e peço a Deus que Ele nos abençoe e nos guarde de todo o mal.

Parabéns Pátria Amada BRASIL pelos 200 anos de independência!

Josinaldo M.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.