O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A CRISTANDADE?

O Cristianismo é uma religião monoteísta (crer em um só Deus) centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré (o Filho de Deus), tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.

A cristandade significa qualidade ou característica do que é cristão. Também conhecida como a comunidade cristã no mundo inteiro, ou seja, composta de todos os povos e países tidos como cristãos.

PILARES DO CRISTIANISMO

Os pilares ou fundamentos do cristianismo estão em Cristo o Messias (Enviado), o Verbo (Jesus) que se fez carne (Homem) e habitou entre nós (João 1.1), em quem o Apóstolo Paulo afirma que “Nele e por Ele são todas as coisas” (Romanos 11.36), no Alfa (Jesus) e o ômega (Jesus), o Princípio (Jesus) e o Fim (Jesus) (Apocalipse 22.13), no único Caminho(Jesus) e na única Verdade (Jesus) (João 14.6), nAquele que morreu e ressuscitou ao terceiro dia (Lucas 24).

Jesus lava os pés dos Apóstolos

OS CRISTÃOS

Não poderia deixar de trazer à memória alguns pontos de reflexão sobre como devemos viver uma cristandade sadia que justifique a fé que abraçamos e a mensagem que pregamos. Eis alguns:

  • Os cristãos em todo o mundo devem reconhecer-se em Cristo e nEle desfrutar das bênçãos de uma nova vida (2 Coríntios 5.17);
  • Os cristãos devem praticar a mesma fé por Ele ensinada aos seus Apóstolos no início e transmitida a nós através das Sagradas Escrituras (Romanos 1.17);
  • Os cristãos em todo mundo devem anunciar o Evangelho de Deus (Cristo) a todos os homens indistintamente até aos confins do mundo (Marcos 16.15);
  • Os cristãos em todo mundo devem abster-se do mal, abandonar o pecado e santificar-se (Levítico 20.7);
  • Todos os cristãos no mundo devem amar a justiça, proteger os pobres (Salmo 72.13), acolher os indefesos e as viúvas (Zacarias 7.10);
  • Todo os cristãos do mundo devem amar ao Senhor de todo o seu coração e toda sua alma… (Mateus 22.37).
  • Todos os cristãos do mundo devem ter a Bíblia Sagrada como lâmpada para os pés e luz para o caminho (Salmo 119.105)…

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A CRISTANDADE?

A cristandade está rompendo os laços com Seu Senhor (a noiva está em crise com o Noivo) e a fissura (rachadura) no Alicerce é cada vez mais nítida. É cada vez mais visível um relacionamento fadado ao divórcio.

Parte considerável do mundo antigo, outrora considerado cristão, não compõe mais essa feliz estatística. O crescimento “vestigioso” da igreja moderna é pouco percebido pelo mundo pagão, ateu e globalizado que a enxerga como parceira. O mundanismo e o liberalismo rompem frágeis estruturas de fé que não se sustentam, porque a fé genuína está sendo substituída por uma fé à la carte. O culto cristão se moderniza para atender o gosto do “freguês” e a Palavra de Deus tem sido colocada à prova pelos cristãos que deveriam obedecê-La.

O que está acontecendo a cristandade é um empobrecimento da fé, uma fuga do Sagrado, um esfriamento do amor, uma redução da comunhão dos santos e um acanhamento no cumprimento da Grande Missão. A separação entre o sagrado e o mundano é cada vez menor e a tolerância com o erro e uma vida dúbia é cada vez mais aceita para satisfação dos desejos carnais.

A cada dia cresce a “Igreja” dos Desingrejados mundo afora. Cristãos apáticos que querem viver por conta própria, arredam de suas igrejas e se revoltam contra seus guias e contra as doutrinas bíblicas defendidas pelas igrejas tradicionais, por não concordarem com o modelo bíblico de culto e adoração a Deus ou ainda pela crescente corrupção dos valores éticos e morais essenciais ao exercício da fé cristã.

No mundo da pós-verdade e das Fake News a cristandade foge da Verdade (Cristo) que liberta (João 8.32).

Estamos chegando no fim? Cristo jaz nas nuvens com a trombeta em punho com poder e grande glória, pronto para arrebatar os remanescentes fiéis?

Peço que Deus tenha misericórdia de nós e nos salve de uma cristandade sem Cristo, de uma fé sem vida, do pecado sem arrependimento e confissão, de uma santidade camuflada, de um amor frio e irrelevante e de uma fé sem obras (Tiago 2.26). Amém!

Só haverá salvação para a cristandade de Cristo se ela permanecer nEle (Cristo) até o fim (João 15.5).

Charles H. Spurgeon disse:

Os cristãos estão em perigo não quando estão sendo perseguidos pelo mundo, mas quando estão sendo admirados.

Charles Spurgeon

Soli Deo Gloria!

Josinaldo Mariano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.