O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMCRISTANDADE?

Foto por Valentin Antonucci em Pexels.com

O Cristianismo é uma religião monoteísta (crer em um só Deus) centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré (o Filho de Deus), tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.

A cristandade significa qualidade ou característica do que é cristão. Também conhecida como a comunidade cristã no mundo inteiro, ou seja, composta de todos os povos e países tidos como cristãos.

PILARES DO CRISTIANISMO

Os pilares ou fundamentos do cristianismo estão em Cristo o Messias (Enviado), o Verbo (Jesus) que se fez carne (Homem) e habitou entre nós (João 1.1), em quem o Apóstolo Paulo afirma que “Nele e por Ele são todas as coisas” (Romanos 11.36), no Alfa (Jesus) e o ômega (Jesus), o Princípio (Jesus) e o Fim (Jesus) (Apocalipse 22.13), no único Caminho(Jesus) e na única Verdade (Jesus) (João 14.6), nAquele que morreu e ressuscitou ao terceiro dia (Lucas 24).

Jesus lava os pés dos Apóstolos

OS CRISTÃOS

Não poderia deixar de trazer à memória alguns pontos de reflexão sobre como devemos viver uma cristandade sadia que justifique a fé que abraçamos e a mensagem que pregamos. Eis alguns:

  • Os cristãos em todo o mundo devem reconhecer-se em Cristo e nEle desfrutar das bênçãos de uma nova vida (2 Coríntios 5.17);
  • Os cristãos devem praticar a mesma fé por Ele ensinada aos seus Apóstolos no início e transmitida a nós através das Sagradas Escrituras (Romanos 1.17);
  • Os cristãos em todo mundo devem anunciar o Evangelho de Deus (Cristo) a todos os homens indistintamente até aos confins do mundo (Marcos 16.15);
  • Os cristãos em todo mundo devem abster-se do mal, abandonar o pecado e santificar-se (Levítico 20.7);
  • Todos os cristãos no mundo devem amar a justiça, proteger os pobres (Salmo 72.13), acolher os indefesos e as viúvas (Zacarias 7.10);
  • Todo os cristãos do mundo devem amar ao Senhor de todo o seu coração e toda sua alma… (Mateus 22.37).
  • Todos os cristãos do mundo devem ter a Bíblia Sagrada como lâmpada para os pés e luz para o caminho (Salmo 119.105)…

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A CRISTANDADE?

A cristandade está rompendo os laços com Seu Senhor (a noiva está em crise com o Noivo) e a fissura (rachadura) no Alicerce é cada vez mais nítida. É cada vez mais visível um relacionamento fadado ao divórcio.

Parte considerável do mundo antigo, outrora considerado cristão, não compõe mais essa feliz estatística. O crescimento “vestigioso” da igreja moderna é pouco percebido pelo mundo pagão, ateu e globalizado que a enxerga como parceira. O mundanismo e o liberalismo rompem frágeis estruturas de fé que não se sustentam, porque a fé genuína está sendo substituída por uma fé à la carte. O culto cristão se moderniza para atender o gosto do “freguês” e a Palavra de Deus tem sido colocada à prova pelos cristãos que deveriam obedecê-La.

O que está acontecendo a cristandade é um empobrecimento da fé, uma fuga do Sagrado, um esfriamento do amor, uma redução da comunhão dos santos e um acanhamento no cumprimento da Grande Missão. A separação entre o sagrado e o mundano é cada vez menor e a tolerância com o erro e uma vida dúbia é cada vez mais aceita para satisfação dos desejos carnais.

A cada dia cresce a “Igreja” dos Desingrejados mundo afora. Cristãos apáticos que querem viver por conta própria, arredam de suas igrejas e se revoltam contra seus guias e contra as doutrinas bíblicas defendidas pelas igrejas tradicionais, por não concordarem com o modelo bíblico de culto e adoração a Deus ou ainda pela crescente corrupção dos valores éticos e morais essenciais ao exercício da fé cristã.

No mundo da pós-verdade e das Fake News a cristandade foge da Verdade (Cristo) que liberta (João 8.32).

Estamos chegando no fim? Cristo jaz nas nuvens com a trombeta em punho com poder e grande glória, pronto para arrebatar os remanescentes fiéis?

Peço que Deus tenha misericórdia de nós e nos salve de uma cristandade sem Cristo, de uma fé sem vida, do pecado sem arrependimento e confissão, de uma santidade camuflada, de um amor frio e irrelevante e de uma fé sem obras (Tiago 2.26). Amém!

Só haverá salvação para a cristandade de Cristo se ela permanecer nEle (Cristo) até o fim (João 15.5).

Charles H. Spurgeon disse:

Os cristãos estão em perigo não quando estão sendo perseguidos pelo mundo, mas quando estão sendo admirados.

Charles Spurgeon

Soli Deo Gloria!

Josinaldo Mariano