PROSPECTOS #7 – Somos Prospectos das Oportunidades Perdidas.

Tempos de crises são também tempos de oportunidades que devem ser aproveitadas.

Em dias de Pandemia estamos vivenciando a triste realidade que se anuncia e que já é vista como certa, tais como: desemprego em massa, empresas falidas, aumento da violência em todos os sentidos, forte recessão econômica, lutas políticas, crises de ansiedade, depressão e mais mortes. Esse retrato é bem real dado às circunstancias que vivemos e a ausência de uma definição mais clara de como venceremos à batalha conta o vírus mortal. Nações mais atingidas ou não e seus governos já fazem planos futuros de recuperação da vida e da economia. Já se mobilizam para viver uma “nova realidade” pós-pandemia. A humanidade espera ansiosa por um fim e a retomada à vida normal antes “livre” hoje confinada.

Mas como a vida não pode parar! As oportunidades que surgem aguardam na prateleira. São oportunidades surgidas da crise às que mais ganham projeção. Novos negócios ganham mais fôlego enquanto outros surgem como alternativas promissoras. O trabalho Home Office ganhará uma forte adesão das empresas. A educação à distancia será ampliada. Os serviços essenciais serão modernizados. O atendimento virtual ganhará mais inovação. A INTERNET será ainda mais utilizada para resolver diversos problemas que assolam a humanidade. Seremos mais conectados que nunca. A inovação e mudanças jamais vistas atingem o agro negócio, a distribuição de alimento, a fabricação de insumos, a indústria, etc.,. A transformação mais percebida será na forma como iremos nos relacionar daqui para frente. Uma grande parcela da humanidade em geral independente de sua cultura, comportamento, etc., sofrerão muito com essas mudanças.

E você, já vem se preparando pra o novo? Como está sua concepção e percepção das mudanças? Você está planejando sua vida ou está vivendo uma perspectiva da oportunidade perdida?

O que podemos fazer para não perder o “fio da meada”(gíria informal, sig. não perder o rumo)?

Primeiro, olhe em volta de si, analise os ventos que estão soprando, se já aproveitou esse tempo de “confinamento” e preparou-se, ótimo! Mas se não, ainda há tempo de replanejar-se pessoal, profissional e economicamente para o que estar por vir. Talvez, seja necessário, realizar um checkup geral nos valores que até agora lhe conduziam e tomar importantes decisões. Por exemplo: Empreender mais e gastar menos. Consumir apenas o necessário. Poupar, se possível. Buscar outras fontes lícitas de renda. Organizar-se financeiramente é muito importante num contexto próximo onde faltará emprego e os salários serão ainda mais achatados.

Segundo, adeque-se as mudanças que já estão sendo implementadas pela sociedade. Você não está sozinho no barco. Aceite que é parte fundamental do equilíbrio das coisas. Se coloque lado lado com outros no front de batalha e não à sombra dele.

Terceiro, procure formação técnica e acadêmica para melhorar ainda mais sua capacidade e adequação as novas funções e formas de trabalho que surgem.

Quarto, se engaje socialmente, voluntariamente e politicamente para o bem comum. Não deixe que diferenças ideológicas e predileções políticas ofusquem o bem que precisa ser feito pelo outro e pela nação toda. Momentos como esses são oportunos para mostrar o quanto somos grandes como povo e nação. Divisões e conflitos internos nesse tempo nos deixaram menores e ainda mais empobrecidos.

Lembrem-se:

As oportunidades são o ouro valioso e desejado por muitos em sua volta. Não fique “adormecido(a)” pelas circunstâncias mais atento(a) e esperto(a). Viver numa expectativa de que tudo solucionar-se-á automaticamente é ilusão! Aproveite agora antes que você fique para trás, nesta selva de oportunidades.

Que você tenha uma excelente semana cheia de oportunidades para aproveitar. Abraço!

Josinaldo Mariano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.