10 MANEIRAS PELAS QUAIS ESSA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS PODE SER BENÉFICA

Por Brian G. Najapfour

Sou cristão e, portanto, quero olhar para essa pandemia de coronavírus através das lentes da Bíblia, particularmente de Romanos 8: 28–29: “E sabemos que para quem ama a Deus, todas as coisas trabalham juntas para o bem, para quem são chamados de acordo com seu propósito. Para aqueles que ele conheceu, ele também predestinou a ser conformado à imagem de seu Filho, para que ele pudesse ser o primogênito entre muitos irmãos.”


Este texto nos ensina que, para nós, crentes em Cristo, todas as coisas, sem exceção, incluindo o coronavírus, trabalham juntas para o bem. Embora, às vezes, em tempo de grande provação, sintamos o que Jacó sentiu, “todas essas coisas estão contra mim” (Gênesis 42:36). Mais tarde, porém, quando olhamos para trás, podemos dizer com José: “Deus quis que fosse para sempre” (Gênesis 50:20).

Então, como esse coronavírus pode ser para o nosso bem? Deixe-me sugerir dez maneiras pelas quais esse vírus pode ser para o nosso bem.
1. Ele pode nos unir em oração globalmente, já que o vírus está agora em pandemia. Não subestimemos o que nossas orações podem fazer. O avivamento começa com a oração.
2. Pode abrir uma porta para compartilharmos o evangelho com os incrédulos. Com esta pandemia, nós, cristãos, temos uma maravilhosa oportunidade de mostrar o amor de Cristo aos outros. Jesus diz: “Deixe sua luz brilhar diante dos outros, para que eles possam ver suas boas obras e dar glória a seu Pai que está nos céus” (Mt 5:16).
3. Pode nos afastar de alguns de nossos ídolos no mundo, como esportes, já que esse vírus causou cancelamentos e adiamentos de eventos esportivos. Infelizmente, alguns cristãos preferem assistir ou participar de um evento esportivo no domingo a adorar a Deus.
4. Pode nos obrigar a confiar em Deus para a cura, uma vez que ainda não existe uma vacina conhecida para esse vírus. Os medicamentos são dons de Deus, mas às vezes dependemos mais desses dons do que do doador.
5. Pode dar aos pais um tempo especial para ficar com seus filhos, pois esse vírus também causou o fechamento das escolas. Vamos pedir ajuda a Deus para que nosso tempo com nossos filhos se torne uma bênção e não um fardo. Vamos lembrar também que nossos filhos estão nos observando. Assim, pelo que dizemos e fazemos, vamos ensiná-los a reagir a uma crise como essa de uma maneira que honre a Deus.
6. Pode servir como uma ocasião para “ficarmos quietos e sabermos que eu sou Deus” (Sl 46:10). O ritmo de vida em que vivemos agora é tão rápido que mal encontramos tempo para fazer uma pausa e meditar na Palavra de Deus. Como esse vírus interrompeu a vida normal, para a maioria de nós temos tempo extra para comungar com Deus e refletir sobre as coisas celestiais e eternas.
7. Pode nos deixar cara a cara com a realidade da morte, pois esse vírus continua a reivindicar vidas em todo o mundo . “E assim como é designado que o homem morra uma vez, e depois vem o julgamento” (Hb.9:27). Você está pronto para morrer?
8. Pode ser um chamado de Deus para nos arrepender de nossos pecados. Normalmente, uma peste é um sinal do julgamento de Deus. Por exemplo, em 2 Samuel 24, Deus puniu Seu povo da aliança por causa do pecado de Davi e o castigo de Deus chegou a eles em uma forma de pestilência que ceifou 70.000 vidas.
9. Pode nos indicar a Segunda Vinda de Cristo. De certo modo, não devemos nos surpreender ao ver mais eventos como essa pandemia, como o próprio Jesus diz sobre os últimos dias: “Nação se levantará contra nação e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, e em vários lugares fomes e pestilências ”(Lucas 21: 10–11). Infelizmente, as pessoas se preparam para a chegada do coronavírus, mas dão pouca atenção à Segunda Vinda de Cristo.
10. É certo que Deus só usará essa pandemia como instrumento em Sua mão para nos conformar mais à imagem de Seu Filho Jesus Cristo. Portanto, o coronavírus não foi projetado para nos afastar de Deus, mas para nos aproximar dEle. É nesse sentido que esse vírus é, em última análise, para o nosso bem espiritual e para a própria glória de Deus.

Portanto, irmãos cristãos: “Não se perturbe o seu coração” (João 14: 1).

Por Brian G. Najapfour

Nascido e criado nas Filipinas, Brian G. Najapfour é ministro de Deus desde 2001. Chamado para o ministério do evangelho aos dezesseis anos de idade, ele começou sua educação teológica em 1997 no Centro de Estudos Bíblicos Instituto e Seminário nas Filipinas. Lá, com a ajuda de Deus, ele obteve seu bacharelado em Teologia (B.Th.) em 2001, seguido por seu mestrado em Estudos Bíblicos (M.B.S.) em 2004. De 2001 até sua vinda aos EUA em 2006, ele serviu como pastor nas Filipinas. Com o desejo de promover sua educação, no entanto, ele chegou em Grand Rapids, Michigan em 2006, onde se matriculou no Seminário Teológico Reformado Puritano. Lá, estudou para o mestrado em Teologia (Th.M.), que completou pela graça de Deus em 2009.

Um comentário sobre “10 MANEIRAS PELAS QUAIS ESSA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS PODE SER BENÉFICA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.